top of page

PALESTRANTES.

Helena Vilaça

Licenciou-se em sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É doutorada em sociologia, desde 2003, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e professora auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Sociologia da FLUP, onde coordenou o Mestrado em Sociologia “Sociedade Portuguesa Contemporânea” (2005-2007 e 2006- 2008). É Investigadora do Instituto de Sociologia da FLUP e as suas principais áreas de interesse são as minorias religiosas, os valores e o pluralismo religioso e étnico.

Ricardo Mariano

É doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, professor do Departamento de Sociologia da USP e pesquisador do CNPq. Realiza pesquisas na área de sociologia da religião, focando especialmente o movimento pentecostal no Brasil. Entre outras temáticas, pesquisou a corrente neopentecostal, sobre a qual publicou o livro Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil (Edições Loyola), a Teologia da Prosperidade, a atuação política dos evangélicos, a participação de católicos e evangélicos nas eleições presidenciais de 2010, a concordata católica, a Lei Geral das Religiões, as teorias sociológicas da secularização e da laicidade do Estado.

Eduardo Weisz

Docente de Teoria Sociológica na UBA - Universidad de Buenos Aires.

Suas investigações se centraram nos últimos anos na obra de Max Weber. Foi coordenador das Jornadas Internacionais (2005) sobre Max Weber em Buenos Aires. No presente momento trabalha sobre Weber numa perspetiva ibero-americana. Em março de 2013 organizou uma conferência internacional no México que contou com os mais destacados especialistas da obra do pensador alemão.

Raquel Weiss

 

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da UFRGS; Pesquisadora associada ao British Center for Durkheim Studies, Oxford University.

Temas de Pesquisa: sociologia da moral, secularização, Émile Durkheim, religião e moral, sociologia do conhecimento.

 

Carlos Eduardo Sell

Pesquisador do CNPQ com pós-doutoramento na Universidade de Heidelberg (Ruprechts-Karl Universität), Alemanha (2010/2011). Atualmente é professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Neste momento, desenvolve pesquisa CNPQ (Bolsista de Produtividade em Pesquisa) sobre o pensamento de Max Weber, discutindo os temas da racionalidade e do racionalismo, com ênfase em sua sociologia da religião e em sua sociologia política. 

Amurabi

Oliveira

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Tem atuado principalmente na área de Sociologia e Antropologia da Religião, bem como Sociologia e Antropologia da Educação, Ensino de Ciências Sociais, Antropologia e Sociologia do Corpo.  

Luiz Antônio Cunha

É coordenador do  Observatório da Laicidade do Estado. Possui doutora-do em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: politica educacional, educacao brasileira, ensino tecnico, historia da educacao e ensino superior. Desde 2006, a laicidade do Estado constitui seu objeto principal de pesquisa. 

 

bottom of page